segunda-feira, 22 de julho de 2013

Omissões, Mentiras

É fato que todos mentem, em relação a tudo,  mentem para si mesmas, para o próximo, para a vida, mentem para se sentirem melhor, mentem para omitir algo. Doutores mentem, advogados, bombeiros, a mentira pode ser usada tanto para o bem quanto para o mau, porém, a verdade sempre chega mesmo usada para o bem a verdade ira doer. Um exemplo: Um socorrista se depara em uma situação de um acidente, a vitima está entre a vida e a morte, na visão do socorrista ele vai morrer, mas a esperança que ele quer passar para o acidentado é "Você vai ficar bem, não se preocupe" e o mesmo em seguida vem falecer. 
Imagina o que se passa com esse cidadão que fez essa promessa, como ele fica depois, ninguém pensa nisso né? Isso é um exemplo pequeno. Existe vários tipos de exemplos, não estou dizendo que ele fez errado, pelo contrário, usou de todos os esforços para salvar a vitima, dando-lhe esperanças.

Aonde eu quero chegar? Cara nem eu mesmo sei, as pessoas estão doentes (e eu ja disse isso antes), pessoas em geral atualmente não estão pensando nem em si mesmas, não ao fato de serem egoístas, mas ao fato da auto compaixão, por que antes de praticar compaixão com o próximo você deve ter respeito, se respeitar. Mas eu vejo omissões, pessoas que fazem mal a si mesmas e omitem, criam mentiras em cima de verdades. Quantas vezes você se olhou no espelho e disse algo para si mesmo, alguma verdade, algo do fundo para si mesmo, o que você anda fazendo, o que está omitindo a si mesmo. Pessoas mentem até mesmo em frente ao espelho, preocupados em alimentar seu ego, mas e ai? Como vai ser la na frente? Vai se arrepender ou vai omitir?

Eu, eu sou bastante sincero, quando me perguntam eu respondo, e as pessoas não estão acostumadas a ouvirem a verdade, se espantam, quando digo que estou mau, não quero pena, só digo que não estou bem, estou sendo sincero, quer a verdade ? Eu conto a verdade, mas eu me omito muitas vezes, minto para mim mesmo muitas vezes.

Há quem procuras ajudar o próximo para desviar de seus problemas, e acabam acumulando, aquela coisa pequena que pode um dia se tornar algo grande. Compaixão o que é? Você sabe ? Praticou ?

Amizades não são mais como antes, as pessoas estão cegas, não dos outros agora estou dizendo cegas de si mesmas, estão se omitindo vivendo algo que não existe, criando estórias, ninguém consegue ser aberto e sincero 100%. Medo? Talvez. É por que ninguém está acostumado com isso, e quando você procura ser você mesmo acaba afastando muitos, por que não estão preparados para realidade, ou pensam de uma forma diferente do que você quis dizer.

O medo é algo que deve ser encarado, para crescermos. O orgulho maneirado para não nos omitirmos.
Compaixão treinando antes de tudo em si mesmo, para praticar ao próximo, ser gentil, honesto, é o que falta.

Eu sempre acabo me tocando no mesmo assunto, mas é para o bem de todos, para nós.
A como é bom ficar lembrando das coisas que ja aconteceram né? Alimentar a angustia, o amargo, aprendem, faça acontecer, se olhe no espelho seja sincero, Quem é você? O que você quer ? Do que tens medo? Quais são seus sonhos ? Suas metas ? Viva a realidade, mas não omita, não minta para si mesmo.

Eu posso estar ruim, mas eu nunca neguei um pedido de ajuda, não importa quem, eu cumprimento sim pessoas que não gostam de mim, por respeito, nem por educação as vezes, mas respeito, respeito ao próximo, apesar de eu não gostar destes tipos de sentimentos de não gostar de alguém.

Falta respeito, educação, gentileza, amor, compaixão, consigo, com o próximo, com todos.
Nunca vou cansar de repetir isso. Procure a paz interior, depois procure no exterior.

Ninguém é de ferro, todos temos nossos problemas, ninguém vive sozinho, por mais que quisesse viver sozinho é impossível.

Aquele que fala mau de alguém na sua frente, é o mesmo que fala mau de você pelas costas, desconfie, converse, mas não omita, não alimente.

Eis uma história real que você pode encontrar em qualquer lugar do mundo:

Um arquiteto com um belo projeto, seu sonho, o maior projeto de todos, nossa ele queria tanto construir aquilo por em pratica, mas ele se afundou, dedicou-se tanto no projeto que se afastou da família, dos amigos, de todos, perdeu uma vida, e o projeto não foi pra frente por que ele ficou com medo, ele não soube controlar a situação, ele não conseguia enxergar o que estava em baixo do seu próprio nariz (omissão) o que levou a falência, o medo, a omissão, as mentiras. Tudo por um projeto um sonho que destruiu sua vida, sua carreira. O que este mesmo fez? Afundou-se, todos deram as costas ao pobre rapaz desiludido, e então veio a falecer. 

E você o que tens feito? planejado ? Parou para pensar em si mesmo ? parou para pensar no próximo ?
Aquele que deu as costas, por que não o ajudou? Ah claro estava ocupado de mais com sua vida (omissão) Ja iludiu alguém ? Para o bem ou para o mau ? Ajudou ? Ignorou ?

Ah claro, vamos dar reset na vida, começar do zero, mas e ai apendeu ? ou ainda omite ? Se ilude ?
A vida é linda mas é cruel, se você não está apto para viver, você vai apenas existir, reflitam, pensem, meditem, busquem respostas dentro do seu interior.

E o mais importante, por favor, sejam gentis. Sejam gratos, ajude, se ajude, peça ajuda, não omita, não minta, mas se mentir, que seja para o bem, mesmo que não valha a pena, um pouco de esperança pode mudar muita coisa na vida de uma pessoa. Não deixem cair em tentação. VIVA.

Peço desculpas se eu perco o foco, mas como o próprio nome do blog, são meus pensamentos e tento transcreve-los de alguma forma para que alguém possa entender, cada um le de um jeito e tira suas próprias conclusões e é esse o objetivo.

4 comentários:

  1. Cara, eu adorei o que você escreveu, pois é algo que eu venho pensando. Eu tenho praticado "a auto-ilusão" (inventei isso.. rsrsr). Como assim? Eu tenho reparado que eu tenho uma tendência muito grande para a depressão e ver tudo pelo lado mais negativo possível. Eu tento então fazer o oposto, tento ver tudo por uma ótica boa. De repente aconteceu tudo de ruim, nada deu certo, fiz tudo errado, pessoas me ofenderam... o que eu faço? Tento jogá-las no esquecimento imediato, respirar e dizer: "Dei 'reset', começou tudo do zero". Eu consigo ficar bem assim, pois com o passar do tempo a sensação de mal-estar some e não tem mais importância. Aí entra o tema do seu texto, a mentira. Eu achei genial a sua sacada, porque mentir/iludir/fantasiar/romancear/mitologizar não é sinônimo de coisa errada. As vezes essa ilusão, tanto do paramédico que você citou, quanto o caso que eu citei, tem a função de trazer uma alívio momentâneo que permita com que a pessoa dê um passo a mais e escape do sofrimento ou tenha seus últimos momentos de vida menos ruim do que seria.

    ResponderExcluir